Sobre os incômodos das mudanças

Hoje terminei o livro sobre a vida de uma mulher que nasceu no deserto da Somália, fugiu de sua família, atravessou o deserto sozinha, descalça, com aproximadamente 13 anos de idade e quase foi comida por um leão.

O motivo de sua fuga foi o fato de seu pai acertar seu casamento com um senhor bem mais velho que o próprio pai em troca de 5 camelos.

Warris Dirie

Warris Dirie

O livro é um mergulho lindo sobre a vida destes nômades que vivem sobrevivendo no deserto da Africa. Vivem um dia após o outro e estão sempre procurando um lugar que tenha água e um pouco de pasto para suas cabras e seus maiores bens, os camelos.

Lendo este livro Warris Dirie — Desert Flower me conectei com a força desta mulher e seu pensamento de nômade mesmo depois de ter se tornado uma Modelo Internacional e embaixadora das Nações Unidas pelos direitos humanos.

Olhando para sua trajetória e para sua luta contra a mutilação genital feminina, uma prática que ainda existe na Africa percebi que nossa motivação e nossa luta dependem de nossa história e também de nossas dores e incômodos.

Estou sem escrever ultimamente pois pela segunda vez em 3 anos mudei de cidade e de vida e estou ainda digerindo as alegrias e os incômodos destas mudanças.

Sempre que eu me mudo para um novo lugar, seja uma casa nova, uma cidade nova ou mesmo um novo país me sinto entusiasmada com as curiosidades sobre este lugar. Me apaixono instantaneamente por todas as novidades.

Depois vem a fase de desfazer as malas, descarregar as caixas e aí que os nômades da Somália me surpreenderam pois o que eles levam com eles é o suficiente para ser colocado em cima de um camelo. Galhos e peles de animais que são elementos para a tenda. As roupas são as que estão no corpo e seus bens mais valiosos as cabras que fornecem o alimento (leite e carne) e os camelos que são os caminhões de mudança.

No caso da minha mudança do Paraná para São José dos Campos, levei comigo e minha família, um caminhão inteiro lotado de coisas, roupas, fotos, quadros, mesas, cadeiras, camas… Uma infinidade de coisas que para desempacotar tudo levou aproximadamente 5 a 6 meses.

Este processo de desempacotar e encontrar um novo lugar para cada coisa vai muito além de coisas materiais. É um momento de grandes reflexões e o mais importante é eu conseguir me desfazer do que não cabe mais. Entender que o incômodo de uma mudança está em você se deparar com o que estava esquecido, guardado lá no fundo do baú e que você não sabe mais o que fazer com aquilo. Seja um sentimento ao encontrar um foto antiga , ou uma peça que teve muito valor em uma época, mas agora não faz mais sentido guardar, pois está ocupando um espaço precioso e é preciso abrir espaço para o que está por vir.

Estou nesta fase agora. Em uma grande pausa entre o passado, a saudade dos amigos, do conforto da rotina antiga e a expectativa de um futuro novo, o desconhecido que irá rechear minha vida nova. E quando penso na força destas famílias nômades da Africa consigo me acalmar e entender que é preciso dar um passo após o outro. Olhar um pouco para o chão, e caminhar em uma trilha sem muitas indicações, confiar no meu instinto sem deixar que o futuro incerto me atormente. Se eu olhar para a imensidão do horizonte que ainda está tão vago e imenso é capaz de eu ficar paralisada e não caminhar com medo de seguir um caminho incerto e perder a oportunidade de cruzar com pessoas que irão mudar a minha rota.

É preciso confiar. E hoje eu estou confiante. Sei que trago comigo a vontade fazer e transformar. Sei que comecei minha caminhada em busca de profundidade nas relações e continuo em busca do meu autoconhecimento e autodesenvolvimento. Em minha jornada descobri que meu propósito é trabalhar com pessoas com as quais eu possa compartilhar meu aprendizado para que cada uma delas possa transformar e fazer a diferença em sua própria vida.

Se quiser conhecer meu trabalho dá um olhada aqui em quem sou eu

Se gostou deste entre em contato. E quem sabe podemos nos encontrar em nossa jornada.

Até Breve!

 

Como o processo de consultoria individual impactou em sua comunicação digital ?

13681065_1632766877052805_4234574710939453959_n.jpg
Me sinto preparada para me comunicar de maneira eficiente e com conteúdo com meu público
— Ana Gilli

Hoje gostaria de compartilhar uma entrevista com uma cliente especial e sua avaliação de nosso processo de consultoria em comunicação digital.

Trabalhamos 3 meses juntas,  trocamos e compartilhamos experiências e vivências. 

O resultado do trabalho de consultoria individual foi produzir um site que nos encheu de orgulho www.yogaflordavida.com  e depois construir a estratégia para lançar e comunicar seu negócio.

Nome: Ana Gilli

O que faz: Sou Professora de Hatha Yoga formada pelo Instituto de Yogaterapia de Campinas e Fundadora no Espaço Yoga Flor da Vida, onde atuo como Yoga Coach.

site: Yogaflordavida.com

facebook: Yoga Flor da Vida

instagram: @yoga.flordavida

Luiza: O que fez você se interessar em fazer um trabalho de consultoria de conteúdo digital?

Ana: Necessidade de orientação sobre ferramentas de comunicação com meu público.

Luiza: Quais eram seus objetivos ao iniciar o processo de consultoria?

Ana: Aprender a usar ferramentas novas de comunicação em redes sociais.

Luiza: Quais foram os resultados práticos de nosso trabalho de consultoria? Como você se sente após o processo?

Ana: Me sinto mais preparada para me comunicar de maneira eficiente e com conteúdo com meu público.

Luiza: Como o processo de consultoria individual impactou em sua comunicação digital?

Ana: Impactou de maneira positiva e criativa. Estou bem mais conectada com as tendências do mercado e assim consigo me encaixar nele com mais eficiência e até um maior diferencial.

Luiza: O que você falaria para alguém que está pensando em fazer uma consultoria de comunicação digital?

Ana: Que você é muito atenciosa e criativa. Trabalha de maneira colaborativa e estimula as idéias de seus clientes, assim como os encoraja a ousar e se colocar no mercado com segurança.

Luiza: O que você acha necessário que eu saiba para melhorar este processo de consultoria?

Ana: Lu, eu estou grata e bem satisfeita com todo o processo. Sem sua ajuda eu estaria ainda com dificuldades de me organizar e disciplinar minhas atividades e tarefas. As ferramentas que me mostrou são fáceis de administrar e com elas estou podendo dinamizar meu trabalho nas redes sociais. Gostei muito também das dicas de marketing de conteúdo!

Se você precisa colocar seu site no ar e inciar uma consultoria individual e produção de conteúdo conheça meus serviços!

 

 

 

 

 

 

Estilo e voz são um mix entre sua personalidade, inspirações, memórias e experiências.

office-620817_1920.jpg

É sempre importante nos diferenciarmos quando o assunto é comunicação. No meio de tanta informação se desenvolvermos um estilo único iremos nos destacar.

Estou sempre pesquisando novas referências e estilos para que eu possa continuar me desenvolvendo como produtora de conteúdo digital e encontrei ótimas dicas da Jessica Walsh que é uma designer e diretora de arte que eu admiro e tenho me inspirado muito.

Para nos comunicarmos de forma exclusiva escrevendo e desenhando, encontrar seu próprio estilo leva tempo. Eu estou caminhando e acredito que tenho ainda um longo processo pela frente.

Leio e sigo escritores, designers que eu admiro, quero entender melhor sua biografia e percebi que muitos levam décadas até encontrar sua própria voz.

Compartilho aqui as dicas que a Jessica Walsh escreveu e estão sendo muito úteis para meu trabalho:

Conheça a biografia dos trabalhos já realizados

Estude, se aprofunde, entenda a realidade e a história dos artistas que produziram obras que te inspiram. Pesquise diferentes áreas que te instigam e temas que possam ressoar em você. Observe o que te chama atenção. Acompanhe a evolução dos trabalhos realizados por este artista. Compartilhe seu trabalho, anote, siga seus posts no instagram, leia sua obra.

Encontre as referências que vieram antes de você, quem são os mentores dos artistas que te inspiram?

Aprenda as regras e técnicas

Conheça as regras e processos que são utilizados na área que você quer atuar. Isto ajuda muito entender a história deste campo criativo e também compreender o que está acontecendo atualmente no mercado, para que depois quando você estiver desenvolvendo sua autonomia consiga contextualizar seu trabalho.

Sabendo o que foi realizado no passado e o que estão fazendo atualmente você irá perceber se sua produção artística é algo único ou ainda as referências do passado estão ainda bem marcadas em seu trabalho.

Como estudo não tem problema copiar estilos, referências, afinal é preciso aprender o básico, técnicas tradicionais, regras e processos para que depois você comece a desenvolver sua forma exclusiva de se comunicar.

Quebre as regras

Dedique tempo e experimente técnicas diferentes de trabalho, brinque com materiais diferentes, experimente usar ferramentas não convencionais, ou o que nunca usou antes. Por exemplo escrever uma poesia só com materiais que você encontrar na natureza, ou usar suco de uva para escrever um texto, ou tentar fazer um vestido apenas com produtos encontrados nas prateleiras de um supermercado.

Permita-se espaço para poder ousar e trabalhar com coisas que nunca trabalhou. Sem pressão ou medo de falhar e se frustrar.

É preciso fazer muita coisa ruim até conseguir fazer uma coisa interessante. E em algum momento entre uma experimentação e outra você poderá descobrir algo novo. E assim encontrar materiais e formas que se sente mais confortável trabalhando, vai encontrando seu jeito único de expressão.

Determine suas particularidades

Diferencie-se, encontre seu jeito único de trabalhar, isto vai te ajudar a ser reconhecido por uma determinada singularidade, por exemplo um escritor o Dr Seuss que sempre escreveu livros de 30 a 120 palavras. Isto deu a seus livros um vocabulário único que as pessoas amaram e reconheceram.

Muitos de nossos artistas, ilustradores, escritores, cineastas preferidos trabalham com técnicas e estilos exclusivos. E são estas particularidades que irão fazer com que as pessoas possam reconheçam seu trabalho.

Encontre sua voz

PRODUÇÃO DE CONTEUDO DIGITAL

 

É muito importante se conhecer e entender o que te faz único como um ser humano. O que te deixa muito irritado? O que você ama? O que incendeia sua mente? O que está por trás de todas as máscaras que a sociedade te impõe? Quem é você sem a pressão que a sociedade e a família exercem ? Quais são os segredos e partes mais obscuras de seu passado?

Nossas obsessões, inseguranças, e o que percebemos como coisas ruins ou nocivas são muitas vezes sentimentos universais e humanos.

Escreva sua história pessoal e através disso você poderá encontrar temas que te inspiram e que talvez possa explorar e usar em seu trabalho. É possível fazer conexões com seu público através de suas experiências e emoções únicas, através de seu olhar. E mesmo se você utilizar técnicas tradicionais, se tem um conteúdo exclusivo e pessoal sua obra irá se destacar

Tenha um diário de ideias

Escreva em um diário coisas que você já aprendeu, coisas que você quer aprender e coisas que deseja falar. Mantendo um diário de ideias você notará quais os temas e áreas que normalmente te interessam, entender os processos criativos que são importantes para você.

Isto poderá ajudá-lo a articular o que te inspira e entender quais são suas motivações e intenções. Encontrará seus padrões de comportamento e ficará mais consciente de suas forças e fraquezas. Tudo isto irá colaborar com o entendimento sobre o que você quer mostrar através de seu trabalho e perceber como quer continuar atuando.

Portanto escrever em um diário é uma ótima ferramenta de desenvolvimento e descoberta pessoal.

Meu trabalho é ajudar pessoas e organizações a fortalecerem sua identidade, comunicar de forma única e exclusiva sua contribuição para o mundo. Se gostou deste texto clique no coração para outras pessoas também possam ler e se informar.

Quer conhecer melhor o meu trabalho? Conheça meus serviços

Trabalho em rede o futuro desejado

economia colaborativa

É preciso quebrar alguns paradigmas, sair da visão linear, que acaba sempre nos limitando, porque é baseada na escassez . Estamos em uma nova época, a era do trabalho em rede. Precisamos de um novo olhar!

Vou dar um exemplo: antes para falar com alguém era preciso pegar o telefone fixo e ligar para a pessoa. Uma conversa linear entre eu e a pessoa.

Hoje podemos com a tecnologia que temos, fazer uma ligação via skype, mandar uma mensagem via face, um whatsupp, fazer um hangout, pessoas de diferentes lugares do mundo poderão participar ouvir e assistir a conversa. Quem não puder participar em tempo real poderá assistir a conversa depois e ainda colaborar com ideias.

As vantagens de se trabalhar em rede são ilimitadas.

Autonomia flexibilidade criatividade

A dois anos atrás fiz uma transição, sai do meu trabalho formal, gerente de marketing de uma multinacional. Minha rotina estava repleta de horários rígidos, burocracia, controle e processos estruturados. Os resultados eram mensurados de forma quantitativa.

Hoje trabalho com produção de conteúdo e presto consultoria na área deMarketing de Conteúdo, moro no Paraná e trabalho em parceria com pessoas e organizações de Campinas, São Paulo, Campos do Jordão e também com pessoas e organizações da cidade que eu moro que é Cianorte. Meu trabalho atual não possui barreiras geográficas.

Consigo oferecer soluções criativas e qualitativas e a relação que tenho com minha rede de clientes e parceiros é baseada na confiança. Criamos processos inovadores, com a qualidade desejada para cada um.

Em nossas conversas criamos juntos estratégias de comunicação com foco em oferecer conteúdos “do bem” e encontrar possibilidades reais para cada negócio.

O que é economia criativa ?

A grande riqueza de trabalharmos em rede é perceber que: minhas ideias somadas as ideias de meus parceiros resultam em uma infinidade de oportunidades e possibilidades.

Este vídeo da Lala Dehenzelin pode e ajudar muito a ampliar estes conceitos:

Como trabalhar em rede ?

Quando fortalecemos nossas redes com pessoas que acreditam nas mesmas coisas que você, temos a real possibilidade e trabalhar de forma criativa e colaborativa.

“Conectar nossos “Queros”, “Tenhos” e “Possos” para transformar desejos em projetos coletivos” Lala Deheinzel

Um exemplo real:

Antes eu trabalhava em uma estrutura de marketing fechada não tinha oportunidade nem “tempo” para colaborar com outros projetos.

A Cecília Paterno minha irmã trabalhava como editora e jornalista em uma corporação internacional e ela não tinha “tempo” para se dedicar a outros trabalhos.

Cada uma de nós em seu tempo fez a transição para um trabalho com mais autonomia e hoje trabalhamos em parceria. Ela mora em São Paulo e eu no Paraná.

Trabalhamos e criamos juntas, nossas reuniões são via skype, whatsupp e muitas outras formas de nos comunicar. Ela me fortalece com seu olhar de assessora de imprensa e de relações públicas e eu a fortaleço com meu olhar de estratégia de marketingcomunicação e desenvolvimento humano.

Unimos nossas redes de contatos, nossas ideias de trabalho e criamos um fluxo de projetos que não tem fim. As possibilidades e oportunidades crescem de forma exponencial e esta nova forma de criar futuros que desejamos é a base da economia criativa e colaborativa.

Em nossa reuniões procuramos fazer a seguinte reflexão:

  1. O que podemos fazer já com quem somos e o que temos?
  2. Quais nossos sonhos? Quais as habilidades que temos disponíveis agora para criarmos o nosso futuro desejado?

Se você já sabe o que deseja, mas, não sabe como se comunicar em rede e precisa compartilhar seus sonhos e projetos de forma estruturada no mundo digital, conheça o meu trabalho de consultoria individual.

Forme uma rede de pessoas que se interessam pelo mesmo futuro que você! Vamos sonhar juntos!

Conheça os 8 melhores bancos de imagens gratuitos.

 

Procurando as melhores imagens para deixar seus conteúdo ainda mais profissional? Vou apresentar para vocês os melhores bancos de imagens gratuitos que conheci produzindo conteúdos nestes 2 últimos anos.

Uma boa imagem vale mais que muitas palavras certo?Agora imagine o poder de conteúdos bem escritos e com imagens incríveis?

Conheça estes bancos de imagens gratuitos:

 

O Designer Pics é um banco de imagens gratuitas com imagens em alta resolução e não tem muita propaganda de bancos de imagens pagos.

Você pode fazer buscas com palavras chaves “em inglês” ou pesquisar as categorias. Sua galeria de imagens não é muito grande mas as fotos tem uma qualidade incrível.

Não exigem créditos e você também não precisa se cadastrar.

É só escolher a foto e baixar.

2.png

O Find A Photo é um banco de imagens programado para você encontrar imagens através das cores. Você pode escolher imagens com tons de azul, amarelo, marrom entre outros tons é só você clicar na paletas de cores que eles disponibilizam na home, e escolher o tom que deseja.

Você não precisa se cadastrar para utilizar o banco de imagens, é possível também fazer busca através de palavras chaves.

Tem uma galeria de bom tamanho e imagens de altíssima qualidade.

 

O Free Image é um excelente banco de imagens para quem não domina o inglês, você pode fazer as buscas com palavras em português.

Para baixar as imagens é preciso se cadastrar, porém pelo tamanho da galeria, mais de 400 mil imagens vale a pena.

Durante as buscas por imagens gratuitas fique atento: na lateral direita do site eles irão sempre oferecer opções de imagens pagas “Premium images”.

O Free Nature Stock, como o próprio nome diz é um banco de imagens recheado de fotos da natureza, por do sol, céu, animais, flores.

As imagens tem uma excelente qualidade a galeria não é muito grande.

Você não precisa se cadastrar para baixar as fotos e diariamente tem uma nova imagem disponível.

O Foodies Feed é recheado de fotos de comidas de dar água na boca. Sobremesas, saladas, doces sucos entre outros, com altíssima qualidade.

Não é obrigatório dar os créditos, e você não precisa se cadastrar para fazer o download.

Na barra lateral direita e no meio de algumas fotos gratuitas você receberá ofertas de pacotes e opções de fotos “premium”, que significa que você terá que pagar por elas. Atenção para não se confundir.

 

O Morgue File é um dos bancos de imagens mais antigos. Tem uma galeria enorme com várias opções.

Não é preciso se cadastrar, baixar a foto é super simples e prático, é só clicar na seta da própria imagem e pronto.

Não é preciso dar créditos, mas é importante sempre dar uma verificada.

Um outra coisa bacana é que você não é bombardeado com sugestões de imagens “pagas” e o site tem um design super limpo.

 

O Gratisographys é um banco de imagens para quem está procurandoimagens irreverentes e bem humoradas.

Todas as imagens são fotografadas pelo artista Ryan McGuire edisponibilizadas gratuitamente. Você pode fazer buscas por palavras chaves ou por categorias.

O tamanho da galeria é pequena e recebe atualização semanalmente. Para baixar a fotos, é bem simples, só clicar na imagem e você irá recebe-la em alta qualidade.

 

O banco de imagens Magdelaine, busca imagens em outros sites da rede.

São imagens inspiracionais.

Você não precisa se cadastrar e pode fazer buscas na barra lateral através de palavras chaves, paleta de cores e categorias.

As imagens são gratuitas mas nem sempre são isentas de dar os créditos. É importante sempre checar cada foto individualmente.


Encontrar a melhor imagem para seu conteúdo nem sempre é fácil. Espero que com estas dicas você possa economizar tempo deixe seu conteúdo incrível.

Outra dica: tenha sempre uma pasta particular de imagens que te chamaram a atenção durante suas pesquisas. Guarde estas imagens e com certeza um dia você irá encontrar o texto ideal para inseri-las.

Se gostou das dicas e doa banco de imagens sugeridos clique no coração abaixo e recomende este texto para que outras pessoas também possam se beneficiar ;)

Caso você conheça outros bancos de imagens gratuitos, por favor comente aqui e compartilhe, vou adorar conhecer os bancos de imagens que você utiliza.

Você precisa estar presente nas redes sociais com conteúdos interessantes mas não tem tempo para produzir conteúdos originais, porque precisa focar no seu negócio. Deixa que eu faço! Entrego conteúdos de qualidade para você criar uma relação saudável com seus clientes e lembrá-los que você existe.

 

 

 

 

5 Hábitos Para Escrever Melhor Nas Mídias Digitais

Quando aceitamos o desafio de produzir conteúdo muitas vezes passamos por momentos difíceis como bloqueios mentais, falta de criatividade. Quando isto acontece a pressão aparece. O que muitos não imaginam é que para se produzir um texto fácil de se ler é preciso ralar muito e dedicar muitas horas de seu dia.

O mais importante quando se quer produzir conteúdo de qualidade é incluir em seu dia a dia hábitos que irão melhorar sua criatividade e consequentemente turbinar sua capacidade de produzir textos de qualidade.

Leia, leia e leia mais um pouco!

Para melhorar a qualidade de seu texto é importante ler escritores melhores que você. Leia livros que possam despertar em você algo novo. Aprecie conteúdos bem escritos, perceba os diferentes estilos, e inove tentando colocar um pouco do que você aprendeu em prática.

Leia textos e livros de outros nichos e também leia coisas engraçadas.

Leia o que você já escreveu, em um outro momento de sua vida: O que era bom sobre o conteúdo? Sobre quais assuntos você escrever melhor? O que não foi tão bom? O que te incomodou?

Amplie sua visão, pergunte para seus amigos ou pessoas que você admira o que eles tem lido. Vai se surpreender com ótimas dicas!

 

Photo credit: Abee5 via Foter.com / CC BY

Photo credit: Abee5 via Foter.com / CC BY

Aqui algumas dicas de livros interessantes que li, se está se perguntando por onde começar:

  • Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Do autor, Daniel Goleman, que também escreveu o livro Inteligência Emocional (Já escrevi sobre foco em meu Blog);
  • Show Your work: 10 ways to share your creativity and get discovered. O livro é em inglês, a Lella Sá, que me indicou, ela fez um resumo em português. Vale a pena conferir;
  • Visão Sistêmica da Vida: Uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. Escrito pelo Fritjof Capra, um físico e Pier Luigi Luise um Bioquímico. Um livro para quem se interessa pelos problemas complexos de nosso tempo;
  • Qual é a Tua Obra: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Escrito pelo, Sérgio Cortella, um filósofo que eu admiro muito;
  • Meu quintal é maior do que o mundo: Livro com os poemas do Manoel de Barros, um dos poetas mais originais de nosso tempo. Com um estilo único, ele transformas as coisas mais simples da natureza em grandiosos poemas. Sou apaixonada por ele.

Leio também muitas curiosidades e tiro muitas ideias sobre temas que quero escrever lendo os conteúdos do site sobre inovação e criatividade Hypeness

Escreva todos os dias!

Quando escrevemos diariamente, por pelo menos 1 hora, nosso cérebro já começa a se organizar e se preparar para esta tarefa. Muitas vezes sem perceber até sonhamos com temas interessantes.

A prática diária nos fortalece.

Exercitar a escrita diariamente nos oferece um ritmo, progredimos devagar, encontramos um fluxo só nosso. Experimentamos novos estilos e formatos e com isso construímos ao longo deste processo uma grande obra.

Saia para passear …

Caminhar sem um objetivo claro é uma excelente forma de se inspirar. Podemos ficar horas observando uma criança brincar na rua, observar o cotidiano de outras pessoas, sentir o clima do dia de sua vizinhança ou mesmo conhecer um estranho. E se você tiver sorte pode escutar de alguém uma história incrível e inspiradora. Experimente!

Se tiver uma boa ideia escreva-a de uma vez.

Cada um tem um horário predileto para escrever, eu prefiro escrever logo cedinho, quando o dia ainda está começando e a casa está em silêncio pois tenho duas filhas pequenas e de manhã elas estão na escola ;)

Qual o horário que você prefere?

Assim que uma boa ideia surge, é muito importante escrevê-la, quanto mais rápido escrever e conseguir colocar tudo no seu editor de texto melhor. Escreva tudo de uma vez! Despeje tudo sem pensar tente acompanhar o seu cérebro. Esvazie sua mente e depois deixe o conteúdo descansar, saia para tomar um café, faça uma pausa.

Escreva rápido. Depois volte ao texto para editá-lo. É na edição que devemos ter bastante cuidado e investir horas até extrair a verdadeira essência da obra, apague o que está se repetindo ou o que não é primordial. Trabalhe com muita atenção e carinho e coloque-se no lugar do leitor. Este é o segredo para produzir um texto fácil de ler.

Pergunte para o Google ;)

Use e abuse do Google, ele vai te ajudar rapidamente resolver dúvidas sobre gramática, concordância… Vale a pena checar sempre, assim irá aprender algo novo, melhorar sua escrita e ainda evitar algum erro feio.

E se errar, não tenha medo. É natural! Eu já passei por várias situações que os próprios leitores me ajudaram, corrigiram erros ou palavras escritas incorretamente. Não se acanhe continue escrevendo, ninguém nasce um ótimo escritor. Aprendemos sempre!

Se você quer começar a produzir conteúdos para redes sociais e não sabe ainda por onde começar. Eu posso te ajudar!

Como escrever durante 1 ano mudou minha vida?

Sempre gostei de escrever, mas nunca imaginei que produzir conteúdos diariamente, se tornaria minha profissão. Sempre reflito sobre meus passos, projetos e sinto que estou a cada dia, mais integrada ao meu trabalho e agradecida por ter começado minha jornada.

Vou contar como fiz esta transição e no fim passar algumas dicas para você que quer começar a produzir conteúdo de qualidade e fortalecer sua identidade no mundo digital.

Minha vida antes de começar a escrever

Eu em 2014 trabalhava como gerente de marketing, em uma multinacional na área da saúde. Uma vida ocupada, cheia de compromissos, grandes eventos e reuniões intermináveis.

Sempre gostei de trabalhar nesta área e me sentia realizada profissionalmente. A grande questão foi a maternidade. Com o ritmo de vida que eu me encontrava, não sobrava tempo para curtir minhas duas filhas a Laura com 5 anos e a Helena com 3 anos.

Percebi que queria estar mais presente e participar de verdade na vida de minhas filhas. Este desejo se tornou maior do que seguir minha carreira corporativa.

O que me incomodava constantemente, era eu não ter ânimo para brincar, ler um livro ou fazer um jantar gostoso. Não me sentia presente em minha própria família. Você já sentiu isto?

O Júlio meu marido foi convidado para dar aulas no Paraná e eu não tive dúvidas. Aproveitei a oportunidade, saí do meu trabalho, fui reconstruir minha vida e me tornar uma mãe mais presente na família.

Nunca pensei sair do meu trabalho para cuidar dos filhos. Mas quando esta oportunidade apareceu em minha vida não exitei, e me joguei de cabeça.

Foram apenas alguns meses em casa, e um novo incômodo surgiu. Me sentia realizada como mãe, mas não me sentia completa como profissional. Quantas dúvidas enfrentamos durante esta fase não é verdade? Maternidade x Trabalho…

Neste momento nasceu um desejo enorme de ajudar mulheres, que como eu viviam esta grande dúvida: continuar trabalhando ou parar de trabalhar para cuidar dos filhos?

O que aconteceu quando comecei a escrever?

Montei um projeto o Caminhada reflexão e Arte. E como minha formação é o marketing, tratei de organizar uma fan page no facebook, um siteblog, conta no instagram e precisei começar de um dia para o outro produzir conteúdos para todas estas plataformas digitais. Divulgar meu negócio e o curso Florescer.

Comecei a escrever, produzir conteúdos, aprender a me colocar e falar com meu público. Contratei a Mayara Castro para me ajudar, afinal é muito importante termos alguém para nos orientar e nos ajudar a entender quais são as prioridades quando estamos trabalhando com produção de conteúdo.

Durante 1 ano inteirinho escrevi diariamente 1 post para o Facebook e 1 post para o Instagram do Caminhada Reflexão e Arte. E semanalmente escrevi 1 texto para o blog.

O que eu aprendi durante este ano escrevendo:

  • Não espere se sentir pronto para começar. Apenas comece a escrever;
  • Tente sempre responder uma pergunta ao produzir um texto;
  • Escreva para alguém, uma pessoa específica. Pode até mesmo ser para você. Se você escrever para todos não escreverá para ninguém;
  • Não fique esperando a inspiração vir. Sente-se e comece a escrever todos os dias um pouco. Você irá produzir textos bons, textos ruins e um dia sai um texto maravilhoso! Confie;

Escrever diariamente me fez rever muitas coisas sobre minha vida. Foi e continua sendo uma caminhada incrível. Eu fiquei viciada, comecei a ajudar pessoas, que como eu também precisavam de uma orientação para começar a escrever e para começar a divulgar seu negócio no mundo digital.

E sem eu perceber escrever conteúdo virou minha profissão. Trabalho produzindo conteúdos para quem precisa manter-se presente nas redes sociais com conteúdos interessantes, mas não tem tempo para produzir ou não sabe por onde começar.

Trabalho também com o projeto Caminhada Reflexão e Arte com o curso Florescer, ajudando mulheres a ter um respiro no cotidiano, se fortalecer e criar relações saudáveis na vida pessoal e no trabalho.

Aquela angustia de ter que optar entre a maternidade e a profissão não existe mais. Encontrei novas formas de trabalhar com mais flexibilidade e me sinto realizada como mãe e como profissional.

Espero realmente que você também encontre seu caminho. Se precisar de ajuda pode contar comigo!

Mente à deriva? Aprenda a administrar o seu pensar.

Escrever diariamente não é uma tarefa fácil, é preciso ter muita disciplina e força de vontade. No começo você tem várias ideias as coisas vão fluindo mas depois de um tempo a sensação é que todas as ideias já foram escritas  escritas e você começa a não conseguir mais se concentrar. Quantas vezes não travamos bem no meio de um projeto? E o celular, TV, e tantas outras distrações começam a se tornar nosso pior inimigo. Começamos então a divagar, procrastinar. Isso já aconteceu com você? A semana passada publiquei um texto falando como aumentar o poder de seu cérebro. Hoje vou falar um pouco em como administrar o seu pensar.

Como é o seu dia a dia? Como você concilia as exigências do trabalho, da casa e dos filhos? Médico, academia, supermercado, trânsito, filas, atrasos, TPM. Quem está acostumado com a correria sabe que os imprevistos fazem parte. Quem disse, então, que conseguimos manter a paz de espírito para concluir nossas tarefas?

"Por que a fila não anda?"

"Por que bem hoje a rua está interditada?"

"Por que tinha que ser comigo?"

Aquela irritaçãozinha começa a aumentar e, Murphy já previa: os contratempos também.

É péssimo quando nos sentimos frustrados porque coisas não deram certo, não é? Será que não dá pra ser diferente?

Dá, sim.

Infelizmente, não conseguimos controlar os acontecimentos, mas precisamos aprender a administrar o nosso pensar.

Para onde vão os nossos pensamentos quando não estamos concentradas em algo especial? Para a divagação. Com a mente neste estado, tendemos a nos centrar em nossas preocupações - "Deveria ter feito aquilo e não isto. Será que fiz mal?".

A capacidade de raciocinar de forma independente, trazendo à tona pensamentos relacionados ao passado e ao futuro é o que nos diferencia dos outros animais. De acordo com Daniel Goleman, "até onde sabemos, nenhuma outra espécie é capaz de fazer essa troca radical de um foco externo para um foco interno". É por isso que nós, seres humanos, devemos trabalhar a autoconsciência.

A autoconsciência controla o nosso pensar, evitando que passemos por despercebido o momento presente. Precisamos, então, aprender a utilizar nossa atenção seletiva, pois ela nos ajuda ter foco ativo.

Segundo Daniel Goleman, existem dois tipos de Foco:

  • Foco Ativo - Quando selecionamos conscientemente para onde iremos direcionar nosso pensar
  • Foco Passivo - Quando deixamos nossa mente divagar sem consciência e automaticamente selecionamos nossas preocupações, voltando para o confortável atoleiro de nossas ruminações pessoais.

A minha dica para você que se identifica com esse comportamento é:

Mantenha a atenção no prumo e sempre que perceber que sua mente está divagando, traga-a de volta para o ponto focal. Além disso, a meditação é um ótimo exercício para praticar a atenção seletiva. Ao focar em nossa respiração, acalmamos e nos livramos dos sequestros emocionais provocados pelo stress e pela tensão.

Eu adoro meditar logo pelas manhãs antes de começar a escrever. É quase que um ritual para mim, como se eu estivessem limpando minha mente e me concentrando em mim, nas minhas metas e propósitos. Experimente! Tem um aplicativo que eu uso que é muito prático são 10 minutos de meditação diariamente o Headspace seu dia vai começar muito melhor. ;)

Para escrever conteúdos interessantes é preciso começar. (foco ativo) Escreva, escreva e escreva muitas coisas, mesmo que você sinta que não está produzindo um texto extraordinário. Muitas vezes uma boa ideia nasce bem no meio de um texto que parecia não ter futuro.

O importante é disciplina. Escrever um pouco todos os dias vai te ajudar a desenferrujar. Não temos mais o hábito de escrever... mas ele existe lá dentro de você pode acreditar.  Se precisar de um empurrãozinho, fale comigo conheça minha consultoria individual para começar a escrever conteúdos benéficos para o seu negócio.

 

 

 

 

Conheça dicas importantes para aumentar o poder do seu cérebro!

poder-do-cerebro

Tem gente que passa o dia no facebook, outros no instagram, outros reservam apenas alguns minutos do dia para dar aquela fuçadinha no feed de notícias. Já alguns, não tem tempo, não gostam ou preferem um livro, luz baixa e um chá para acompanhar a leitura - eu sou dessas. 

Adoro ler, e sei que nem sempre temos tempo de devorar todos os ensinamentos que são postos à nossa frente. Por isso, uma das minhas válvulas de escape foi criar este blog para registrar os assuntos que mais me inspiram, ter sempre um lugarzinho onde posso explorar meus estudos, expressar minhas opiniões e, claro compartilhar com vocês. A um tempo atrás li um livro muito interessante sobre as 12 regras do cérebro "Aumente o poder do seu cérebro" do autor John Medina. Já compartilhei este texto em minha página do facebook " Caminhada Reflexão e Arte".                                

Vou apresentar para vocês, de forma prática, 3 principais dicas para aumentarmos o poder de cérebro e também, sugestões de como aplicá-las em nosso dia a dia. Será que realmente conhecemos o funcionamento de nosso cérebro?

1 - Se mexa! Exercícios físicos aumentam o poder do cérebro;

Você sabia que nosso cérebro se desenvolveu para caminharmos 20km por dia? Pois é, antigamente, os nômades precisavam fugir de predadores das savanas e não havia outro instrumento de sobrevivência se não as próprias pernas. Exageros à parte, a prática de exercícios físicos estimula o sangue a transportar a glicose que se transforma em energia e oxigênio. Quer manter seus neurônios conectados e ativos? Mova-se! Encontre em sua rotina formas de substituir o carro e o sofá por uma caminhada. Vá de bicicleta até o supermercado! Caminhe até o restaurante perto de seu trabalho. Apenas 2 sessões de exercício aeróbico por semana bastam para reduzirmos em 60% a probabilidade de ocorrência do mal de Alzheimer. 

2 - Foque em uma coisa de cada vez; 

Pesquisas mostram que não conseguimos executar várias tarefas ao mesmo tempo. Somos biologicamente incapazes de processar diversos estímulos que necessitam de atenção simultânea. Quando precisamos escrever um e-mail importante e deixamos o celular ligado, o whatsupp ligado, várias janelas do computador abertas, música ambiente, podemos ter certeza que nosso rendimento e produtividade irão reduzir drasticamente e com isso aumentaremos a ocorrência de erros. Portanto precisamos priorizar onde realmente precisamos colocar nossa atenção. Quer escrever? Tire de perto de você qualquer coisa que possa te distrair de sua tarefa. 

3 - Durma Bem, Pense Bem;

 tarefa. Os neurônios realizam uma atividade vigorosa quando estamos dormindo e é aí que armazenamos o que aprendemos naquele dia. A vontade de tirar uma soneca depois do almoço é universal e faz muito bem para a saúde. Eu sou adepta a sonequinha após o almoço para poder manter minha rotina de leitura e produção de conteúdo. Em uma pesquisa com pilotos da NASA, após uma soneca de 26 minutos eles melhoraram o desempenho no trabalho em 34%. Portanto se sentir aquela vontade enorme de fazer uma "siesta" após o almoço, não se culpe. Atualmente existem vários restaurantes que oferecem estas áreas para o descanso. Se não conseguir, pelo menos tente respeitar o seu horário de sono durante a noite.

Quando precisamos produzir conteúdos interessantes diariamente é importante preservarmos nossa saúde mental respeitando estas três regras. Experimente aplicar estas 3 coisas : Atividade física, focar em uma atividade por veze e dormir bem garanto que sua produtividade será maior.

Precisa de ajuda para fortalecer a identidade de seu negócio ou projeto fale comigo! Conheça meu serviço de produção de conteúdo digital

 

 

 

 

 

 

Empreendendo com a ajuda do mundo digital

empreender digitalmente

Empreender não é uma tarefa fácil, mas quando encontramos o que realmente pulsa por dentro, é um verdadeiro prazer trabalhar para fazer dar certo. A sensação de um trabalho realizado vem junto com a autorrealização e a conexão com nosso propósito de vida!

Usar a comunicação a nosso favor é apenas um dos passos necessários para empreender com eficiência. Sei que muitos podem não se identificar com essa parte, mas, sem praticar, você nunca vai saber! Por isso, a primeira dica é: tenha foco e dedicação!

Quando comecei a trabalhar a estratégia de marketing da minha empresa e produzir conteúdos para mídias sociais aprendi que existem muitas ferramentas online gratuitas e que poderão ser muito importantes para facilitar nossa comunicação.

Por isso, reuni aqui algumas ferramentas gratuitas e de fácil acesso que utilizo em meu dia a dia.

Para potencializar ainda mais o seu trabalho, você pode usá-los também! Aproveite!

  • Canva: Design gráfico extremamente simples.

Esse programa é excelente para nos ajudar a criar imagens para acompanhar os nossos textos nas redes sociais. As imagens que eles disponibilizam gratuitamente são poucas, o ideal é você já ter algumas fotos para seu trabalho ficar ainda mais personalizado!

  • Bitly: Crie, compartilhe e rastreie links reduzidos.

Uma ferramenta muito simples que reduz o tamanho do link. Depois, você pode aproveitar para ver qual foi a repercussão do link, ou seja: quantas pessoas clicaram no seu conteúdo. É uma excelente forma de saber quais são os principais interesses do seu público.

  • Mailchimp: Mande 12.000 emails para 2.000 assinantes de graça.

O Mail Chimp nos ajuda a deixar campanhas de e-mail marketing super profissionais, podemos cadastrar até 2.000 e-mails gratuitamente e integrar em nosso blog/ site ou página do facebook para quem se interessar em receber os nossos conteúdos.

  • Typeform: Criação de belas pesquisas online & construção de formulários. 

Uma excelente ferramenta se você precisa fazer uma pesquisa de satisfação com seus clientes ou se precisa receber uma ficha de inscrição. É muito prático e seus formulários ficam práticos e com um visual incrível.

Gostou?

No mundo digital existem uma série de outros recursos que você pode aproveitar para fazer um bom marketing de conteúdo e melhorar a sua comunicação online! Que tal começar por estes?

Se você tiver alguma outra sugestão de ferramenta interessante, comente aqui no post, vou adorar conhecê-la! ;)

Quem sabe não é a hora de você criar seu próprio projeto? Empreender não é fácil, mas é muito recompensante colher os frutos de cada sementinha que foi plantada! 

Precisa de de uma identidade reconhecida digitalmente? Eu posso te ajudar! Conheça meus serviços de produção de conteúdo digital.