5 Hábitos Para Escrever Melhor Nas Mídias Digitais

Quando aceitamos o desafio de produzir conteúdo muitas vezes passamos por momentos difíceis como bloqueios mentais, falta de criatividade. Quando isto acontece a pressão aparece. O que muitos não imaginam é que para se produzir um texto fácil de se ler é preciso ralar muito e dedicar muitas horas de seu dia.

O mais importante quando se quer produzir conteúdo de qualidade é incluir em seu dia a dia hábitos que irão melhorar sua criatividade e consequentemente turbinar sua capacidade de produzir textos de qualidade.

Leia, leia e leia mais um pouco!

Para melhorar a qualidade de seu texto é importante ler escritores melhores que você. Leia livros que possam despertar em você algo novo. Aprecie conteúdos bem escritos, perceba os diferentes estilos, e inove tentando colocar um pouco do que você aprendeu em prática.

Leia textos e livros de outros nichos e também leia coisas engraçadas.

Leia o que você já escreveu, em um outro momento de sua vida: O que era bom sobre o conteúdo? Sobre quais assuntos você escrever melhor? O que não foi tão bom? O que te incomodou?

Amplie sua visão, pergunte para seus amigos ou pessoas que você admira o que eles tem lido. Vai se surpreender com ótimas dicas!

 

  Photo credit:    Abee5    via    Foter.com    /    CC BY

Photo credit: Abee5 via Foter.com / CC BY

Aqui algumas dicas de livros interessantes que li, se está se perguntando por onde começar:

  • Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Do autor, Daniel Goleman, que também escreveu o livro Inteligência Emocional (Já escrevi sobre foco em meu Blog);
  • Show Your work: 10 ways to share your creativity and get discovered. O livro é em inglês, a Lella Sá, que me indicou, ela fez um resumo em português. Vale a pena conferir;
  • Visão Sistêmica da Vida: Uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. Escrito pelo Fritjof Capra, um físico e Pier Luigi Luise um Bioquímico. Um livro para quem se interessa pelos problemas complexos de nosso tempo;
  • Qual é a Tua Obra: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Escrito pelo, Sérgio Cortella, um filósofo que eu admiro muito;
  • Meu quintal é maior do que o mundo: Livro com os poemas do Manoel de Barros, um dos poetas mais originais de nosso tempo. Com um estilo único, ele transformas as coisas mais simples da natureza em grandiosos poemas. Sou apaixonada por ele.

Leio também muitas curiosidades e tiro muitas ideias sobre temas que quero escrever lendo os conteúdos do site sobre inovação e criatividade Hypeness

Escreva todos os dias!

Quando escrevemos diariamente, por pelo menos 1 hora, nosso cérebro já começa a se organizar e se preparar para esta tarefa. Muitas vezes sem perceber até sonhamos com temas interessantes.

A prática diária nos fortalece.

Exercitar a escrita diariamente nos oferece um ritmo, progredimos devagar, encontramos um fluxo só nosso. Experimentamos novos estilos e formatos e com isso construímos ao longo deste processo uma grande obra.

Saia para passear …

Caminhar sem um objetivo claro é uma excelente forma de se inspirar. Podemos ficar horas observando uma criança brincar na rua, observar o cotidiano de outras pessoas, sentir o clima do dia de sua vizinhança ou mesmo conhecer um estranho. E se você tiver sorte pode escutar de alguém uma história incrível e inspiradora. Experimente!

Se tiver uma boa ideia escreva-a de uma vez.

Cada um tem um horário predileto para escrever, eu prefiro escrever logo cedinho, quando o dia ainda está começando e a casa está em silêncio pois tenho duas filhas pequenas e de manhã elas estão na escola ;)

Qual o horário que você prefere?

Assim que uma boa ideia surge, é muito importante escrevê-la, quanto mais rápido escrever e conseguir colocar tudo no seu editor de texto melhor. Escreva tudo de uma vez! Despeje tudo sem pensar tente acompanhar o seu cérebro. Esvazie sua mente e depois deixe o conteúdo descansar, saia para tomar um café, faça uma pausa.

Escreva rápido. Depois volte ao texto para editá-lo. É na edição que devemos ter bastante cuidado e investir horas até extrair a verdadeira essência da obra, apague o que está se repetindo ou o que não é primordial. Trabalhe com muita atenção e carinho e coloque-se no lugar do leitor. Este é o segredo para produzir um texto fácil de ler.

Pergunte para o Google ;)

Use e abuse do Google, ele vai te ajudar rapidamente resolver dúvidas sobre gramática, concordância… Vale a pena checar sempre, assim irá aprender algo novo, melhorar sua escrita e ainda evitar algum erro feio.

E se errar, não tenha medo. É natural! Eu já passei por várias situações que os próprios leitores me ajudaram, corrigiram erros ou palavras escritas incorretamente. Não se acanhe continue escrevendo, ninguém nasce um ótimo escritor. Aprendemos sempre!

Se você quer começar a produzir conteúdos para redes sociais e não sabe ainda por onde começar. Eu posso te ajudar!