Como saber se você está realmente saudável?

Estamos sempre buscando o equilíbrio no trabalho, na vida pessoal em todos os nossos papeis e, muitas vezes, nos sentimos sem condições de administrar todas estas relações. Afinal o que é ter saúde? Como conseguimos saber se estamos realmente saudáveis? Veja aqui como equilibrar sua saúde observando atentamente como estão suas relações, seu ritmo, vida pessoal, vida profissional, mente, corpo, vida espiritual e lazer.

Muitas vezes nos colocamos em situações bem estressantes na vida, a pressão para entregar o relatório urgente no trabalho, horários rígidos em nossa rotina, uma alimentação precária e sem nutrientes, falta de tempo para encontrar as amigas e conversar tranquilamente. Nós vamos levando a rotina insana e, no meio do percurso, acabamos ficando doentes.

Quando as exigências se tornam maiores do que conseguimos aguentar, o corpo não aguenta. Cada uma de nós tem uma válvula de escape: é uma virose que pega, a coluna que dói, o estômago que fica sensível. Isso acontece com você?  

Ficar doente é uma saída que nosso organismo encontra para termos um tempo para respirar e lidar melhor com as situações estressantes que impomos em nosso ritmo diário.

Uma boa dica é aproveitar esses momentos de recolhimento para refletir e organizar a rotina, diminuir o ritmo para equilibrar melhor o corpo e a mente. Se fizer isto, você caminhará para uma vida com mais saúde. Já publiquei aqui no blog umas dicas práticas que a Andrea Negrão nos deu para aprendermos a conciliar o papel de mãe, mulher, esposa e profissional.

Ser saudável é encontrar o equilíbrio entre corpo, mente e relações

saude equilivrio curso florescer

Ter saúde é ter equilíbrio. Não só manter uma boa alimentação e praticar exercícios regulares, mas também estar em equilíbrio com nossas prioridades de vida e saber exatamente o que não abrimos mão. Ser saudável é se sentir bem com você mesma, ter relações saudáveis com sua família, amigos e colegas. Envolve os aspectos físicos, psicológicos e também as interações com o ambiente que vive, além da sua vida social.

Uma pessoa saudável é uma pessoa que conhece seu valor, se sente realizada e cuida de suas relações, de seu corpo e de sua mente. Ser equilibrado não é ser estático, é conseguir ter um organismo que reage, se adapta a diversos estímulos da vida, inclusive tendo energia e disposição para se reestabelecer caso pegue uma gripe.

Para entendermos por onde começar a melhorar a nossa saúde, podemos nos perguntar:

Como estão os meus relacionamentos? O que tenho feito para trabalhar o intelecto? E a saúde física, mental e emocional? Como anda minha vida espiritual? Sou realizada profissionalmente? Será que tenho dedicado um tempo ao lazer?

Calma, não tente resolver todas estas questões de uma única vez. Assim vai acabar perdendo a sua saúde. Observe e escolha uma única coisa para começar. O importante é dar um passo de cada vez em direção a sua saúde integral.

Se você quiser ajuda para refletir sobre estas questões, conheça o curso Florescer, teremos 3 dias para observar cada uma destas perguntas, compartilhamos com outras mulheres nossos desafios, com  tempo e calma para decidir qual será nosso primeiro passo.

Participe do curso Florescer! Nossa próxima edição será dias 27 a 29 de novembro. Esperamos você! Inscreva-se