E quando a dúvida aparece e precisamos tomar uma decisão?

Dúvida Processo Decisório

Quem nunca ficou paralisada pensando qual caminho seguir diante de um problema pessoal ou mesmo no trabalho? Muitas opções aparecem, o coração dispara e a sensação de que não vamos conseguir decidir nos invade a alma. Ficamos paradas bem em cima do muro. Isso já aconteceu com você?

Para você que tem acompanhado minha trajetória, sabe que o projeto Caminhada, Reflexão e Arte nasceu de um momento em que meu antigo trabalho já não me satisfazia e eu estava precisando tomar uma decisão. Precisava encontrar algo que me realizasse pessoalmente e profissionalmente. Quer conhecer melhor minha trajetória? Veja esta entrevista que dei para um projeto chamado Trabalho com Significado e conheça minha história

O projeto anda muito bem, obrigada, mas, como a única certeza que temos na vida são as transformações é extremamente importante dar o primeiro passo para que as elas fluam de maneira adequada com a nossa necessidade.

Quando estamos com dúvidas em qual caminho percorrer, nos sentimos impotentes, sem energia e estas sensações só nos atrapalham. O que fazer em uma hora dessas? Hoje vou explicar uma ferramenta excelente para nos ajudar nestes momentos em que muita coisa já não faz sentido e precisamos tomar uma decisão.

Processo Decisório: 7 passos para  tomar uma boa decisão

Conheci o processo decisório durante minha formação como líder facilitadora na ADIGO. O curso Florescer é um processo decisório completo. Durante os 3 dias de curso, percorremos cada um destes sete passos com calma e podemos nos olhar, avaliar nossa vida, olhar para nossas conquistas e depois tomar uma decisão referente ao nosso futuro.

Primeiro passo: O que te incomoda?

Quando temos uma dúvida precisamos entender qual é a nossa verdadeira pergunta. É algum desafio que queremos resolver? O que realmente está nos incomodando? O importante é transformar nosso desafio em uma pergunta.

Alguns exemplos:

  1. Qual a melhor escola para matricular meus filhos?

  2. Como conciliar meu trabalho com uma atividade física para manter a saúde?

Segundo passo: Olhe para o seu passado.

Observe os fatos relevantes que podem te ajudar a entender melhor as circunstâncias, sua história, opiniões, experiências com o assunto. Pesquise, tente observar em sua vida todos os fatos referentes ao assunto.

Alguns exemplos:

  1. O que eu valorizo em educação? Como era minha escola? Eu gostava de estudar lá?

  2. O que eu sempre gostei de fazer quando criança? Do que eu gostava de brincar? Nadar? Caminhar? Jogar?

Terceiro Passo: Olhe para o futuro

Pense em diversas possibilidades, sem julgar, sem ponderar, apenas crie ideias de futuro. Pense em novas soluções que poderão te ajudar a resolver sua questão, dê uma pesquisada, converse com outras pessoas, veja quais soluções você consegue imaginar. Escreva uma lista sem pensar muito, apenas anote tudo que surgir em sua cabeça. Pegue uma caneta e um papel agora! Escreva.

Quarto Passo: O que eu não abro mão?

Esta é uma fase muito importante aqui você precisa se conhecer, entender quais são os seus verdadeiros valores. Quando temos consciência de nossa missão e o que realmente não abrimos mão, fica muito mais fácil entender qual é o melhor caminho seguir quando bate dúvida. E aí? O que você não abre mão?

Quinto passo: Quais são os meus critérios para decidir?

Nesta fase é importante observarmos qual é a nossa realidade, quais as consequências que iremos vivenciar referente a cada uma das possibilidades. Quais as possíveis soluções diante da minha realidade?

exemplo:

  1. Se a liberdade e o respeito é um valor que eu não abro mão, quais as escolas que também ensinam estes valores?

  2. Preciso de uma atividade física em que eu possa praticar em qualquer lugar, já que em meu trabalho estou sempre viajando? Correr? Meditar?

Sexto passo: Conclusão e Decisão

Se você conseguir chegar até aqui e seguiu todos os passos, você vai precisar apenas avaliar todas as alternativas que escreveu no terceiro passo, focar no problema e decidir segundo os critérios que criou a melhor alternativa. Avalie as consequências desta decisão e já elabore um plano de ação:

O que fazer? Quando? Como? Onde?

Um plano elaborado:

  1. Vou conhecer todas as escolas na próxima semana que tem como premissa liberdade e respeito que fique situada no meu bairro e escolher o melhor custo-benefício segundo o meu orçamento familiar e matricular minha filha.

  2. Vou contratar um personal de corrida esta semana, que irá me acompanhar nos treinos e irá me passar treinos por e-mail para eu poder praticar sempre que estiver viajando à trabalho.

Sétimo Passo: Avaliação

Avaliar se a decisão que tomou faz sentido para você é um passo muito importante. Precisamos estar sempre avaliando nossas decisões. Estamos em constante movimento e precisamos sempre realinhar nosso percurso.

Se quer tomar uma decisão importante na sua vida e não consegue, pois não tem tempo para refletir sobre isto, dê um primeiro passo: inscreva-se no próximo curso Florescer