Dicas práticas para conciliar o papel de mãe, mulher, esposa e profissional

mãe, mulher, esposa profissional,

Na semana passada, contei pra vocês como foi a terceira edição do curso Florescer. Um dos momentos que mais me inspiro é quando ouço histórias de mulheres guerreiras que usam sua excelência para criar soluções para as imprevisibilidades do dia a dia. Nessa edição, a Andrea Negrão nos contou sua história de vida e explicou como ela se organiza para priorizar suas atividades em seu papel de mulher, mãe, esposa e profissional através de uma metodologia muito prática.

A Andrea tem uma vida ativa, como muitas de nós. Se formou em administração na FGV, desenvolveu sua carreira na área financeira e seu grande sonho era uma carreira internacional. Quando conheceu Douglas, seu marido, viajou o mundo e tinha uma vida animada, cheia de surpresas e encontros incríveis. Se casaram e compartilhavam juntos o sonho dela de morar no exterior.

A grande surpresa veio mais tarde, no momento em que este sonho viraria realidade: Descobriu que estava grávida e logo depois recebeu a notícia de seu diretor que poderia ter sua filha no exterior, que sua expatriação tinha saído.

Um verdadeiro divisor de águas, nesse momento começou a fazer a lista de tudo que ela achava importante para se preparar para a viagem, uma lista enorme. Porém, de repente percebeu que a maternidade no exterior não fazia o menor sentido. Tomou uma das decisões mais difíceis de sua vida: recusou a proposta, resolveu ter sua filha aqui no Brasil, rodeada por sua família e amigos.

Desistir da expatriação foi uma decisão difícil, mas, seguiu o conselho de seu chefe na época de nunca postergar projetos pessoais em função de projetos profissionais. Esta dica ela segue até hoje. Esta decisão não atrapalhou sua paixão por seu trabalho e continuou seu desenvolvimento na área financeira. Dois anos depois decidiu o ter o segundo filho. Aí veio uma nova surpresa: gêmeos!

É nesse momento que muitas mulheres optam por cuidar dos filhos e abrir mão do trabalho. Mais uma vez, então, Andrea, se viu na necessidade de listar as prioridades e a principal delas,  era conseguir realizar a difícil tarefa de conciliar trabalho e maternidade. Começou a procurar alternativas, para que nas emergências do dia a dia, ela tivesse flexibilidade de se ausentar rapidamente sem prejudicar suas atividades.

Ela, após a licença maternidade dos gêmeos,  retomou seus projetos profissionais, alcançou novas posições e encontrou em seu caminho gestores que apoiaram sua busca pelo equilíbrio e sua autorrealização.

Atualmente, ela trabalha próxima a sua casa, num ambiente que a permite ser ela mesma, priorizar suas atividades e vivenciar com serenidade o equilíbrio entre vida pessoal e profissão. Agora ela tem mais tempo para se dedicar à família e está sempre buscando se conhecer melhor  para continuar seu crescimento pessoal e profissional.

Andrea afirma que para encontrarmos a autorrealização, vida pessoal e profissional precisam caminhar juntas. Sendo assim, ao listar nossas prioridades, precisamos considerar os dois aspectos.

Andrea Negrao, mãe, mulher, esposa e profissional

Aqui, apresento a vocês a metodologia que ela utiliza para organizar e planejar suas atividades. É simples e prática:

  1. Primeiro de tudo, escreva todas as suas necessidades em um papel (tudo que quer fazer ou precisa realizar)

  2. Classifique sua lista com as letras:

           A - realizar hoje

           B - realizar hoje ou amanhã

           C - realizar nesta semana

           D - realizar neste mês

           Existem outras coisas que quero realizar ? Acrescente em sua lista.

Dica 1: Necessidades pessoais e profissionais devem estar na mesma lista somos uma única pessoa.

Dica 2: Deixe no máximo 3 As em sua lista. Precisamos sempre ter espaço no dia para atender as urgências não planejadas

Dica 3 : Comece pelo que realmente é prioridade e não pelo que mais gostamos de fazer.

Atualize sua lista semanalmente e tome as rédeas de sua vida! O momento mais gratificante é quando a tarefa foi realizada e damos aquele check!

Precisa de um tempo para refletir e encontrar suas verdadeiras prioridades? Conheça o Curso Florescer .

Até mais!