Rituais: a importância deles em nosso dia a dia.

casamento

Essa semana, aqui no blog, vamos falar sobre a importância dos rituais, especialmente sobre um dos principais em nossa sociedade: o casamento.

Estamos sempre procurando um sentido para nossa vida, não é verdade? De acordo com o LivroO Poder do Mito, de Joseph Campbell e Bill Moyers, o que realmente estamos buscando é a experiência de estarmos vivos, de modo que nossas vivências - no plano puramente físico - tenham ressonância no interior de nosso ser e de nossa realidade mais íntima.

Os rituais nos ajudam a nos conectar com nossas potencialidades espirituais e a trazê-las para a vida real. Quando decidimos casar, reconhecemos a identidade espiritual do outro. Por isso, considero o casamento uma das decisões mais importantes de nossa vida. Quando encontramos a pessoa certa, uma luz cintila dentro de nós e nosso coração nos confirma que é ela.

Diferente de um caso de amoroso, a experiência de se casar mostra que dois, são um. Um, não apenas biologicamente, mas espiritualmente. O casamento é uma relação e seus sacrifícios não são feitos em nome de um ou de outro, mas em nome da unidade da relação.

O ritual de se casar, porém, está perdendo sua força. Para alguns, virou mera formalidade onde protocolos substituem a preparação para a vida em comunhão. É por isso que trago, neste post, a reflexão: se o casamento não é a prioridade em nossa vida, será que realmente estamos casados?

… respeitamos todas as opiniões, se você concorda ou discorda, comente aqui no blog :)

Esta semana, especialmente, comemoro 8 anos de matrimonio. E trago minha experiência como exemplo.

Meu marido e eu vivenciamos juntos grandes desafios e o que ressoa é a experiência de construir uma relação com muito cuidado e respeito.

Um bom símbolo para o casamento é a imagem chinesa do Yang e o Yin, a relação entre masculino e feminino, luz e treva interagindo em harmonia. E é exatamente isso que nos tornamos quando nos casamos. Deixamos de ser um indivíduo solitário e nossa identidade passa a estar na relação.

Casamento não é um simples caso de amor, é uma provação em benefício da relação por meio da qual dois se tornam um.

Estamos cada vez menos tendo tempo para refletir questões como a importância dos rituais e vivenciar plenamente a experiência de estarmos vivos, não é verdade?

Durante o Curso Florescer  participamos de alguns rituais que nos ajudam a nos conectar com o verdadeiro sentido da vida - o sentido que ressoa em você. Paramos para refletir sobre valores íntimos e nutrir nossa alma.


Se você se interessou e quer saber mais, clique aqui . A próxima edição será nos dias 18, 19 e 20 de setembro.