Curso Florescer: os sentimentos e suas cores

Aquarela-Sentir-cores

Não sei se você já percebeu, mas os últimos posts do blog têm sido dedicados a apresentar para os nossos leitores as atividades e os conteúdos das palestras do Curso Florescer. Escolhemos esses temas porque em todas as nossas edições, algumas participantes pedem referências para que possam continuar o seu processo de autodesenvolvimento após o curso.

Hoje, vamos falar sobre a atividade eleita como a mais gostosa durante o curso: as três expressões da alma segundo a Antroposofia.

Como expressar meus sentimentos?

Durante  fim de semana em Campos do Jordão, trabalhamos o Pensar, Sentir e Querer:

  • Pensar: Exercitamos o Pensar através de palestras, reflexões individuais e em grupo; Veja aqui  o post que fizemos sobre o Pensar.

  • Sentir: Cultivamos o Sentir através de práticas artísticas.

  • Querer: Atividades corporais para estimular o movimento, ou seja, o Agir, representado pelo Querer;  Entenda sobre Consciência Corporal 

Muitas vezes não encontramos palavras ou gestos que representam o que estamos sentindo ou vivendo, não é? Você sabia que, podemos utilizar a arte para nos possibilitar uma transformação? Através da aquarela, por exemplo, podemos nos harmonizar, dar forma onde há pouca estrutura, dissolver o que está rígido, clarear o que está vago. A arte nos ajuda a fantasiar quando nossa mente já está endurecida. Ela nos ajuda a expressar nossos mais profundos sentimentos.

A simbologia das cores revelam a nossa interioridade, expressando e imprimindo conteúdos. Cada pessoa tem um arco-íris interno diferente, só seu. Segundo Johann Wolfgang Von Goethe,  em sua Teoria das Cores :

A cor não é apenas a luz, mas também a impulsividade que nasce na paixão, no olhar como forma de criar a natureza. A luz não só está dentro de cada um, como acaba se identificando com o próprio sujeito”

Abaixo podemos observar a simbologia que cada cor nos traz:

  • Vermelho: paixão, entusiasmo, encontro entre pessoas. Estimula ações agressivas;

  • Amarelo: concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto. Está associado a positividade e a boa sorte;

  • Laranja: equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria. Além de ser atraente e aconchegante;

  • Verde:  esperança, abundancia, cura. Estimula momentos de paz e equilíbrio. É a cor da revelação, também representa a ganância.

  • Azul:  purificação, expulsa energias negativas. Favorece a amabilidade, a paciência a serenidade. Estimula a busca da verdade interior;

  • Lilás: cor que tem mais influência em emoções e humores. Também está ligada a intuição e a espiritualidade;

  • Branco: purificador e transformador. Representa a perfeição e o amor divino. Estimula a imaginação e a humildade. Produz a sensação de limpeza e claridade, alem de frieza e esterilidade;

  • Preto: pode ser representado como uma capa de aço, onde aquilo que está dentro não sai e aquilo que está fora não entra.

  • Rosa : pode ser representado pela humildade e amizade

No curso Florescer , temos a oportunidade nos expressar através da arte, utilizando a pintura para acessar o nosso arco-íris interno. Quer entender qual é a cor de seus sentimentos? Inscreva-se! . Nosso próximo curso Florescer já está chegando!

Esperamos você! :)