Desenvolvimento pessoal através da Antroposofia: a importância de cada fase da vida.

Desenvolvimento Pessoal

Durante nosso desenvolvimento, vivenciamos grandes transformações que estão diretamente ligadas à nossa infância e a nossa formação, você sabia? 

Nosso projeto está baseado na antroposofia e com ela, aprendemos que o nosso desenvolvimento é composto de fases divididas em setênios, ou seja: de 7 em 7 anos.

 Hoje vou contar para vocês um pouco sobre a importância dos primeiros 7 anos e os desafios que passamos neste momento. Se você é mãe, esse texto vai te ajudar a colaborar ativamente para o desenvolvimento dos seus filhos.

Quando não temos consciência das fases de desenvolvimento humano fica muito mais difícil entender como podemos compreender certas atitudes de uma criança. Por isso, reuni algumas informações para olharmos para o primeiro setênio, entender os desafios desta fase e nos preparamos para  potencializar o seu crescimento.

 Primeiro Setênio: 0 a 7 anos

 Logo quando a criança nasce sua principal atividade é crescer e se desenvolver. A criança refina seu instrumento físico - o corpo - a cada dia que passa. Nesta fase, a criança irá desenvolver todos os seus sentidos e ela precisa de todos os cuidados para que ela se sinta bem em seu corpo e em seu ambiente familiar.

 Dar espaço para as crianças é fundamental. Para haver equilíbrio e liberdade em seu crescimento, precisamos prover espaços para que elas possam se movimentar livremente, rolar, engatinhar, trepar em árvores e inclusive correr em um campo aberto. É muito importante ela perceber o mundo como uma coisa boa.

 A criança aprende através da imitação, portanto, o que não queremos que ela faça não devemos fazer também, pois ela certamente irá imitar as falas, gestos e atitudes dos adultos que convivem com ela. Se seu filho está gritando demais, se ele não respeita os coleguinhas, observe como você se comporta diante de seus desafios.

desenvolvimento pessoal

Acolhimento, ritmo e brincar livre

Com 3 anos, a criança já superou o espaço físico com seu andar, o social com o falar e o espiritual com o pensar. O que uma criança nesta fase da vida precisa é acolhimento, ritmo e o brincar livre, para que ela possa desenvolver seus sentidos e sua percepção do mundo.

 Dos 3 aos 7 anos a criança continua seu processo de desenvolvimento físico, fortalece seu mundo interior, desenvolve o seu pensar para que por volta dos 7 anos comece um processo de troca entre seu mundo interior e o mundo exterior.

 Nosso dever como adultos é estar presente e ficarmos atentas nesta fase que passa tão rápido e é tão especial. Quando proporcionamos o ritmo adequado e espaços para que a ela possa explorar, potencializamos seu desenvolvimento e oferecemos a chance deles se desenvolverem seguros e livres.

 Na próxima semana, vou falar sobre o próximo setênio que é a fase dos 7 aos 14 anos: uma fase cheia de desafios! Aguardem!

 Se gostar do tema e quiser se aprofundar mais sobre as fases do desenvolvimento humano no curso Florescer  temos uma palestra exclusiva que fala sobre as fases do desenvolvimento humano. Aproveite e Inscreva-se !

Programe-se nossa próxima turma será: dias 27 a 29 de novembro!