Alalaô! É tempo de Carnaval!

Está chegando o carnaval, já vejo nas redes sociais as fantasias, as pré-festas, máscaras super coloridas e muita alegria!

Mas, você sabe qual é o significado do Carnaval?

Ele faz parte das 13 festas cristãs e, assim como todas elas, pode ser considerado um dos 13 passos para o desenvolvimento do ser humano. Ou seja: é uma ótima época para a reflexão.

#Ficaadica: Se aproveitarmos cada momento do ano para refletirmos sobre o verdadeiro significado das épocas festivas, além de nos divertirmos com amigos e familiares, caminhamos no sentido do autoconhecimento.

No decorrer do ano, vou falar sobre as 13 festas cristãs - Advento, São Nicolau, Adão e Eva, Narl, Ano Novo, Dia de Reis, Carnaval, Semana Santa, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, São João, São Micael e Finados. Assim, você pode começar a utilizar esses momentos para a autorreflexão, mas hoje vamos falar apenas do Carnaval - oba!

O Carnaval é uma excelente oportunidade de experimentarmos algumas fantasias e quebrar a rigidez que a vida nos impõe. Ao longo da vida, aprendemos a nos proteger com máscaras e papéis impostos por nós mesmas, diante do que achamos que as pessoas esperam de nós. Ótimo, pois evitamos uma série de aborrecimentos. Mas, precisamos estar sempre atentas para não confundirmos a máscara de proteção com aquela que, cada vez mais nos distancia de quem realmente somos, nos tornando infelizes.

E um ótimo exercício para relembrar quem somos de verdade é: viver o presente. Você o pratica diariamente?

Confessa vai? Quem nunca sofreu pela perda de um amor ou viveu um amor platônico? Quem nunca temeu sair do emprego pelo receio de não encontrar algo melhor? Sem nem perceber, muitas vezes ficamos presas ao passado ou escravas de nossos desejos.

O presente é algo que devemos construir diariamente e quanto mais intensamente ele for vivenciado, melhores serão as nossas lembranças. Se você anda meio esquecidinha, fica mais uma dica: dê mais atenção às suas vivências diárias, conheça melhor a si mesma e assim, você não precisará usar máscaras que não te representam.

É carnaval e este é um ótimo momento de nos reconectarmos com as nossas máscaras, tirar aquelas que não servem mais e experimentarmos outras!

Aqui, um convite à reflexão através do poema de Fernando Pessoa:

Na próxima edição do curso Florescer iremos trabalhar pontualmente algumas questões que irão te ajudar a refletir sobre o seu cotidiano. Venha fazer parte! Mais informações, você encontra aqui.

Para saber mais sobre as festas cristãs, recomendo o livro: O Caminho de Cristo – O Resgate Da Magia Das Festas Cristãs – Karin Evelyn de Almeida.

Boa leitura!